Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2025
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Menino-4-anos-com9653f1f35c
Menino de 4 anos com queixa de dor nas pernas há cerca de 1 mês. A dor é praticamente diária, a criança não abandona atividades físicas durante o dia, mas eventualmente acorda durante a noite se queixando. Apesar de não conseguir apontar o local específico, a dor parece acometer a região mais inferior de panturrilhas e canelas. As queixas ocorrem predominantemente ao final do dia e melhoram com repouso ou massagem. Movimentos articulares com amplitude aumentada, sem sinais flogísticos nas articulações. Não há achados anormais no exame físico. 

Em relação ao caso descrito, é correto afirmar que

A
a “dor do crescimento” é um diagnóstico de exclusão e pode cursar com alteração importante das provas inflamatórias (VHS, PCR).
B
apesar de aparentemente benignas, as dores músculo-esqueléticas em crianças estão intimamente relacionadas com o desenvolvimento de fibromialgia em fases mais tardias.
C
a Síndrome da Hipermobilidade benigna não deve ser considerada em crianças menores de 5 anos devido à hipermobilidade fisiológica até essa idade.
D
a ressonância magnética pode ser necessária para exclusão de osteocondroses como a doença de Osggod-Sclatter (tuberosidade anterior da tíbia) ou Sever (apófise do calcâneo).