Menino, 4 anos de idade, em consulta devido a tosse há 3 semanas. Há 10 dias com febre diária (38°C). Mãe refere que, há uma semana, levou a criança ao prontosocorro e, na ocasião, fez radiografia de tórax, que mostrou infiltrado discreto em hemitórax direito. Recebeu amoxicilina durante sete dias, sem melhora. Mãe conta que o pai da criança tem apresentado tosse persistente há cerca de três meses. Ao exame clínico: paciente eutrófico, hipocorado +1/4+, eupneico, hidratado, estertores finos, esparsos em hemitórax direito, sem outras alterações. Radiografia atual semelhante à anterior. Prova tuberculínica (PPD) = 10mm. Criança submetida a indução de escarro, com duas coletas negativas. Sobre o caso, assinale a afirmativa correta:
Questão
SP - Faculdade de Medicina do ABC
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Menino-4-anos-idade1134a4741d5
A
Tosse e febre insidiosas sugerem pneumonia por agentes atípicos, devendo-se iniciar tratamento com macrolídeo.
B
Trata-se de tuberculose pulmonar muito provável. Iniciar tratamento por 6 meses com rifampicina, isoniazida e pirazinamida.
C
O resultado do PPD é consequente ao contato com o pai da criança. A má resposta à amoxicilina demonstra resistência ao antibiótico prescrito.
D
Trata-se de tuberculose pulmonar muito provável. Tratar por 2 meses com rifampicina, isoniazida e pirazinamida. Continuar com rifampicina e isoniazida por mais 4 meses