Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2025
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Menino-4-anos-idade153a72e7d11

Menino, 4 anos de idade, histórico de epilepsia de difícil controle, em uso de fenobarbital, levetiracetam e ácido valproico, é admitido no pronto-socorro devido à crise convulsiva tônico-clônica generalizada iniciada há 30 minutos. Paciente foi encaminhado à sala de emergência onde foi monitorizado, ofertado oxigenoterapia a 100%, foi obtido acesso venoso periférico e foram coletados exames complementares, incluindo glicemia capilar, que resultou em 78 mg/dL. Após a administração de duas doses de diazepam com intervalo de 5 minutos entre as doses, paciente não apresentou melhora da crise. Devido à refratariedade, iniciou-se fenobarbital. Após administração de fenobarbital, paciente apresenta os sinais vitais demonstrados na imagem a seguir: 


Foi optado por intubação orotraqueal com uso de video-laringoscópio. Realizadas duas tentativas de intubação com dificuldade de introdução da cânula orotraqueal, sendo necessário abortar as tentativas e realizar ventilação com bolsa valva máscara com oxigênio a 100%. Paciente com boa resposta a ventilação bolsa valva máscara, recuperando saturação para 100%, com expansibilidade preservada do tórax bilateralmente.


Baseando-se na imagem apresentada, assinale a alternativa com a melhor conduta no momento.
A
Solicitar avaliação da equipe da cirurgia infantil ou de profissional capacitado para realizar cricotireoidotomia por punção.
B
Solicitar troca da lâmina do videolaringoscópio por lâmina reta com intuito de melhor manejo da via aérea apresentada.
C
Realizar nova tentativa com intubador mais experiente e utilizar dispositivo bougie para auxílio na intubação.
D
Realizar passagem de máscara laríngea e intubar apenas por bronscopia em 48 horas, devido edema da via aérea.