Menino de 7 anos com febre e linfonodomegalia à direita, desde a cadeia epitroclear até subclavicular, com sinais flogísticos evidentes. AP: família com animais de estimação (cachorro e gatos). Durante biópsia excisional, notou-se presença de material purulento drenando do linfonodo. Anatomopatológico: linfadenite supurativa com granulomas. O contexto clínico-morfológico é
Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2019
Residência (Acesso Direto)
Menino-7-anos-com495afd7575
A
de doença linfoproliferativa neoplásica, sendo importante a imunofenotipagem para descartar linfoma de Hodgkin, uma vez que há granulomas.
B
de lúpus eritematoso sistêmico ou toxoplasmose, sendo dispensáveis pesquisas de fungos e bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) por colorações histoquímicas.
C
de doença infecciosa e as pesquisas de bactérias e fungos, por colorações histoquímicas, devem ser realizadas e, eventualmente, complementadas com técnicas de biologia molecular.
D
inespecífico, com hipóteses que variam de reacional a neoplásico, sendo úteis exames sorológicos e de cultura, mas não as colorações histoquímicas.