Menino de 8 anos e 2 meses de idade é atendido pela 1ª vez em um Ambulatório de Problemas de Crescimento e Desenvolvimento. Mãe acha que desde 4 anos de idade criança cresce pouco, é menor que outras crianças da mesma idade. Refere que a irmã de 7 anos tem a mesma altura que o paciente. Nascido a termo, com peso de 2800 gramas e comprimento de 46 cm. Teve sopro ao nascimento. Desenvolvimento neuromotor adequado para a idade. Antecedentes familiares: Pai: 36 anos, é tabagista e hipertenso; Mãe: 38 anos, saudável, estatura = 149 cm; 2 irmãs saudáveis. Sem problemas de crescimento na família. Exame físico: Bom estado geral, ativo, corado. Estatura = 112 cm (abaixo do P3). Estadiamento puberal de Tanner = G1P1. Sem sopros cardíacos. Restante sem alterações. Qual sua conduta imediata para avaliação do caso?
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - RP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP)
2015
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Menino-8-anos-2-meses139a9247457
A
Retorno em 2 meses para avaliar velocidade de crescimento, solicitar dosagem de IGF1 e iniciar terapia com hormônio de crescimento.
B
Retorno em 4 meses para avaliar velocidade de crescimento, solicitar radiografia de idade óssea e solicitar dosagem de IGF-1.
C
Retorno em 2 meses para avaliar velocidade de crescimento, calcular canal familiar e solicitar radiografia de idade óssea.
D
Retorno em 4 meses para avaliar velocidade de crescimento, calcular canal familiar e solicitar radiografia de idade óssea.