Questão
Estratégia MED
2021
Revalida
Menino-8-anos-e124b0b4abd1
Menino de 8 anos é trazido à consulta pelos pais. Ambos referem que o filho está “sempre agitado”, que é incapaz de brincar calmamente, que com frequência fala demais e interrompe os outros, apresentando muita dificuldade em esperar sua vez (por exemplo, em uma fila). Além disso, evita ou reluta em envolver-se em atividades que exijam esforço mental, é bastante desorganizado nas suas tarefas diárias e repetidamente perde coisas (seu material escolar, seus óculos, entre outros). O menino confirma as informações trazidas pelos pais. Em função dessa sintomatologia, você realiza o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) subtipo combinado e indica tratamento psicoterápico e farmacológico. Sobre o tratamento farmacológico do TDAH em crianças, é correto afirmar que:
A
A terapia farmacológica não é considerada o tratamento de primeira linha.
B
Os estimulantes do sistema nervoso central são contraindicados para uso em crianças com anormalidades e riscos cardíacos conhecidos.
C
O metilfenidato é altamente eficaz nesse transtorno, porém apresenta muitos efeitos adversos.
D
Ao contrário do que se pensava anteriormente, a administração contínua do metilfenidato por muitos anos, sem qualquer interrupção, não apresenta queda em centímetros durante o processo de crescimento.
E
Tratamento expectante, visto que o TDAH não causa prejuízo funcional.