Menino, 8 anos de idade, apresenta quadro de odinofagia e febre de até 39°C há 2 dias. Nega tosse ou coriza. Sem queixas gastrointestinais ou urinárias. Sem comorbidades prévias. Ao exame, a criança está em com estado geral e na oroscopia apresenta amigdalas hiperemiadas e hipertrofiadas, com petéquias em palato. Linfonodos fibroelásticos, de até 1 cm palpáveis em cadeia cervical anterior e posterior. Sem outras alterações significativas ao exame clínico. Foi colhida uma pesquisa rápida de estreptococo, com resultado negativo. Então, foi optado por colher um cultura de orofaringe, prescrito apenas medicações sintomáticas e orientado retorno obrigatório em 72 horas, para checar o resultado da cultura e decidir sobre a necessidade de antibioticoterapia. Pensando na profilaxia de febre reumática, pode-se afirmar que
Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2020
Residência (Acesso Direto)
Menino-8-anos-idade12295e484b6
A
a conduta é inadequada, pois o antibiótico deve ser introduzido nas primeiras 72 horasdos sintomas para garantir a prevenção de febre reumática.
B
a conduta não influenciará na prevenção de febre reumática, pois se a pesquisa rápidade estreptococo veio negativa, logo, este risco está excluído.
C
a conduta é adequada, pois para garantir a prevenção de febre reumática, o antibióticopode ser introduzido atá o 9° dia de doença.
D
a conduta não terá nenhuma relação com a prevenção de febre reumática, pois oquadro é típico de mononucleose infecciosa.
E
a conduta é inadequada, pois deve ser prescrita imediatamente penicilina benzatinapara o caso índice e para todos os contactantes abaixo de 7 anos de idade.