Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Menino-9-meses-com-81038e398740
Menino de 9 meses, com 8 kg, esteve internado por 24 horas na UPA por vômitos, distensão abdominal e fezes sanguinolentas. Ultrassonografia e radiografia de abdômen confirmaram invaginação intestinal. Foi transferido para um hospital terciário para realização de laparotomia, encontrando-se, à chegada, pálido, prostrado, hipoativo, febril (38º C), com frequência cardíaca de 160 bpm, olhos encovados, pulsos finos e enchimento capilar > 3 segundos. O abdômen estava muito distendido, com a sonda nasogástrica drenando secreção borrácea. Além de coletar amostras para culturas e iniciar o uso de antibióticos de amplo espectro, qual a conduta mais adequada e recomendada pelo Consenso de Sepse 2020?
A
Evitar bolo de cristaloides e optar por instalar soro de manutenção (100 ml/kg) com NaCl a 0,9%.
B
Evitar bolo de cristaloides e optar por instalar soro de manutenção acrescido de perdas (150 ml/kg) com NaCl a 0,9%.
C
Fazer bolo de 20 ml/kg de NaCl a 0,9% ou de Ringer-lactato para correr em 20 minutos, podendo ser repetido para melhorar a perfusão.
D
Em função do quadro arrastado e das perdas para o terceiro espaço, fazer bolo com albumi- na a 5% (20 ml/kg), instalando, a seguir, soro de manutenção (100 ml/kg) com NaCl a 0,9%.