Questão
SP - Hospital da Aeronáutica de São Paulo - HASP
2023
Residência (Acesso Direto)
Menino-pre-escolar-39099792bd1
Menino pré-escolar, 3 anos, com diagnóstico recente de síndrome nefrótica (em desmame de prednisona) apresenta há 2 dias febre de 38,9ºC, cefaleia, dor de garganta, coriza, tosse e mialgia. Ao exame físico apresenta-se com estado geral entre regular e bom, corado, mucosas úmidas, sem uso de musculatura acessória. Edema palpebral bilateral discreto; sem sinais clínicos de ascite ou edema em MMII ou edema genital. Ausculta pulmonar com murmúrio vesicular bilateralmente com roncos difusos. Temperatura 37,7ºC, frequência respiratória 30 ipm, frequência cardíaca 110 bpm SatO₂ 95% em ar ambiente. Em relação ao caso acima é correto afirmar que:
A
A melhor hipótese diagnóstica é uma pneumonia de comunidade e deve-se internar o paciente com ceftriaxone e claritromicina, independente da radiografia do tórax.
B
A melhor hipótese diagnóstica é uma síndrome nefrótica descompensada e deve-se prescrever imediatamente albumina humana com furosemida endovenosos.
C
A melhor hipótese diagnóstica é síndrome gripal e deve-se solicitar teste rápido de Influenza e COVID-19 e introduzir empiricamente o oseltamivir por ser paciente de grupo de risco.
D
A melhor hipótese diagnóstica é síndrome gripal e deve-se solicitar teste rápido para Influenza e COVID-19, aguardando-se o resultado dos exames para decisão terapêutica.