O Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) é um método específico que utiliza uma abordagem biopsicossocial e centrada na pessoa. Segundo Moira Stewart, uma das teóricas que, em 2017, atualizou as bases do método, ele deve propor a integração entre os aspectos relacionados à doença e a perspectiva da pessoa doente, com o objetivo de garantir que as características particulares e as preferências de cada pessoa sejam levadas em consideração e de que se chegue a um plano de tratamento elaborado de acordo com esses fatores. Tendo por base esse raciocínio, avalie as assertivas a seguir:
I - O terceiro elemento do método visa reforçar a relação médico-pessoa, ponto imprescindível para que as medidas terapêuticas pactuadas sejam adotadas pelo paciente.
II - O acrônimo S.I.F.E. faz parte do segundo elemento do MCCP e objetiva avaliar questões como o quanto o problema de saúde vivenciado pela pessoa afeta a funcionalidade dela.
III - Atualmente, o MCCP é composto por 6 elementos. O último deles, “sendo realista”, volta-se para a avaliação do contexto em que o paciente está incluído. O médico, ao encarar essa realidade, poderá ofertar um cuidado mais adequado, levando em consideração todos os fatores que fazem parte da vida do indivíduo.
IV - O MCCP é uma ferramenta que pode ser utilizada em vários contextos clínicos, não se restringindo à Atenção Primária à Saúde.
V - Explorando a Saúde, a Doença e a Experiência da Doença é o componente do método que visa compreender como o paciente percebe e entende seu adoecimento, abarcando toda a subjetividade desse processo, voltando-se mais para o conceito de “illness” do que para o conceito de “disease”