O Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) surgiu da necessidade de um atendimento mais integral, que contemplasse as preocupações e as vivências relacionadas à saúde e às doenças. É um método específico que utiliza uma abordagem biopsicossocial e centrada na pessoa. O MCCP deve propor a integração entre os aspectos relacionados à doença e à perspectiva da pessoa doente, garantindo as particularidades e as preferências pessoais, de forma a elaborar um plano terapêutico que englobe esses fatores. Considerando esse raciocínio, levando em conta a atualização realizada por Moira Stewart em 2017, assinale a alternativa correta
Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2023
Residência (Acesso Direto)
Metodo-Clinico95d1d2b5d3
A
O terceiro componente do método visa a reforçar a relação médico-pessoa, ponto imprescindível para que as medidas terapêuticas pactuadas sejam adotadas pelo paciente.
B
Atualmente, o MCCP é composto por 6 elementos. O último deles, “sendo realista”, volta-se para a avaliação do contexto em que o paciente está incluído. O médico, ao encarar essa realidade, poderá ofertar cuidados mais adequados, levando em consideração todos os fatores que fazem parte da vida do indivíduo e da comunidade.
C
O acrônimo SIFE faz parte do segundo elemento do MCCP e objetiva avaliar questões como o quanto o problema de saúde vivenciado pela pessoa afeta a funcionalidade dela, excetuando a expectativa que faz parte do terceiro componente.
D
O MCCP é uma ferramenta exclusiva da atenção primária, não sendo possível utilizá-la em outros contextos clínicos.
E
“Explorando a saúde, a doença e a experiência da doença” é o componente do método que visa a compreender como o paciente percebe e entende seu adoecimento, abarcando toda a subjetividade desse processo, e a entender suas percepções de saúde e sua experiência única da doença, voltando-se mais à experiência da doença “illness” do que para doença em si “disease”.