O Ministério da Saúde define diarreia aguda como uma síndrome na qual ocorre três ou mais episódios diários de evacuações com fezes diarreicas e que apresenta evolução autolimitada com duração máxima de 14 dias. No manejo da diarreia aguda em crianças, sabe-se que:
Questão
GO - Processo Seletivo unificado - PSU GO
2025
Residência (Acesso Direto)
Ministerio-Sau-define437e1c9e27
A
as variáveis para avaliação do estado de hidratação do paciente que têm maior relação de sensibilidade e especificidade são pulso (fraco ou débil), lágrimas (ausentes) e boca/língua (seca ou muito seca).
B
se a criança apresentar temperatura de 39 °C ou mais, além do quadro diarreico, deve- se investigar outras possíveis causas como pneumonia, infecção urinária, dengue.
C
no PLANO A, é recomendada a administração precoce do antiemético ondansetrona, mantida por pelo menos dois dias, para que a criança mantenha a alimentação habitual e aceite a solução de sais de reidratação oral.
D
para crianças de 3 meses a 10 anos, com sangue nas fezes, a antibioticoterapia é contra indicada, independente do estado geral, desde que não apresente imunodeficiência.