Os Modelos Assistenciais em Saúde se constituem em combinações de tecnologias que contribuem para organizar a assistência e o funcionamento das redes de atenção à saúde, com o objetivo de intervir sobre as demandas e necessidades de saúde da população. No Brasil, é observada a coexistência de diferentes modelos com propostas e perspectivas distintas entre si (BRASIL, 2004). Em relação aos Modelos Assistenciais em Saúde, é correto afirmar que
Questão
BA - Fundação Estatal Saúde da Família - FESF SUS
2020
Residência (Acesso Direto)
Modelos-Assistenciais69c810c0c8
A
o modelo conhecido como ""sanitarista"" privilegia o atendimento individual e curativo, prestado pelo médico e outros profissionais da saúde.
B
o modelo chamado ""vigilância em saúde"" é constituído pelas campanhas e programas de saúde pública voltados ao controle de doenças.
C
o modelo ""médico-assistencial privatista"" é considerado o mais resolutivo frente às demandas de saúde da população devido ao seu caráter tecnicista.
D
o modelo da ""vigilância em saúde"" estimula a mobilização, a organização e a atuação dos diversos grupos na promoção e na defesa das condições de vida e saúde.
E
o modelo ""sanitarista"" considera, além das determinações clínico-epidemiológicas no âmbito individual e coletivo, os determinantes sociais que afetam as pessoas.