Motorista de aplicativo, 60 anos de idade, sem comorbidades, tem adenocarcinoma de reto junto ao anel anorretal. Após estadiamento adequado e discussão multidisciplinar com radiologia, cirurgia, oncologia, radioterapia e endoscopia, diagnostica-se doença localmente avançada não metastática e opta-se pela neoadjuvância aos moldes do TNTc (Terapia Neoadjuvante Total com consolidação). Após reavaliação, dois meses depois do término do TNTc, observa-se desaparecimento da sintomatologia inicial. Ao exame físico e exame proctológico/endoscópico não se encontram alterações. O reestadiamento com ressonância magnética da pelve não mostra presença de lesão residual. Em relação ao caso apresentado, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2025
Residência com pré-requisito - R+ Cirurgia do Aparelho Digestivo
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Motorista-aplicativo9528ce4a3b
A
O seguimento clínico exclusivo está indicado desde que associado a retornos ambulatoriais anuais e tomografias de tórax, abdome e pelve, a cada dois anos.
B
A opção não-cirúrgica deve ser respaldada por discussão multidisciplinar com a orientação ao paciente sobre riscos e benefícios, e seguimento com exame clínico e ressonância magnética.
C
Apesar do reestadiamento mostrar resposta clínica completa da doença, a amputação abdominoperineal de reto está indicada.
D
Indica-se a manutenção do controle da doença com sessões complementares de radioterapia e quimioterapia.