Mulher de 16 anos, levou seu filho R.B.S, sexo masculino, com 7 dias de vida à consulta de puericultura na Estratégia Saúde da Família (ESF). Refere que o mesmo está com muita fome, e precisa dar chá para passar as cólicas, mãe com mamas dolorosas. RN nasceu de parto vaginal, Apgar: 9/9, pesando 3.600 g, IG: 39 sem, realizou testes de triagem neonatal sem alterações. Ao exame físico: RN em bom estado geral, hidratado, com diurese e evacuações fisiológicas, pesando 2.800g, com boa sucção ao dedo de luva. Mamas demasiadamente cheias e ingurgitadas, sem sinais de fissuras bilateralmente e muito dolorosas. Diante do quadro, avalie atentamente as orientações e informações sobre o aleitamento materno.
I. Começar a amamentação pela mesma mama da última mamada, até que esta se esvazie completamente, para que o RN possa sugar o leite posterior, e assim obter uma quantidade maior de lipídios.
II. Sinais de boa pega: mais aréola acima da boca do bebê, a boca deve manter-se bem aberta, com o lábio inferior virado para fora, o queixo do bebê deve tocar a mama e o nariz deve ficar livre para respirar.
III. Sinais de boa sucção: sugadas lentas e profundas, com pausas, bochecha redondas durante a mamada, bebê solta o peito quando termina a mamada e a mãe apresenta sinais do reflexo da prolactina.
IV. A mãe deve fazer limpeza da mama e mamilos com glicerina e usar hidratantes para promover a massagem das mamas, pois a massagem facilita a fluidificação do leite e estimula a síntese de ocitocina, facilitando a retirada do leite da mama.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: