Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2021
Residência com pré-requisito - Ginecologia e Obstetrícia (R+ GO)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-19-anos-G1P0981ec5cd88
Mulher, 19 anos, G1P0, comparece ao pronto-atendimento de maternidade de referência para atenção de nível terciário com 32 semanas de gestação, queixando-se de cefaleia intensa e visão turva. Refere boa movimentação fetal e nega dor abdominal ou perda de secreções vaginais. Ao exame: PA= 150 x 100 mmHg, altura uterina = 30 cm, contrações uterinas ausentes, FC:80 bpm, FR:18 rpm e toque vaginal não realizado. Realizada cardiotocografia categoria I. Exames laboratoriais: Labstix (+/4+) de proteínas. TGO, TGP, Plaquetas, Creatinina, Bilirrubinas e LDH em níveis dentro da normalidade. Diante do caso, qual a melhor conduta para o binômio materno-fetal?
A
Internar, iniciar sulfato de magnésio e indicar cesárea de imediato.
B
Estabilizar com anti-hipertensivo e sulfato de magnésio. Fazer corticoide e resolução de gestação após 48h, se não houver estabilidade clínica materno e fetal.
C
Estabilizar com anti-hipertensivo e sulfato de magnésio. Fazer esquema de corticoide. Acompanhar ambulatorialmente até 37 semanas se mãe e feto estáveis.
D
Iniciar anti-hipertensivo; corticoide e sulfato de magnésio. Vigilância fetal e materna diárias em serviço de alto risco. Resolução da gestação no termo se mãe e feto estáveis.