Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-19-anos97e75b415c
Mulher de 19 anos, admitida na sala de emergência com falta de ar, que se iniciou há algumas horas, relata dor ventilatório dependente e tosse, que se iniciou nos últimos 4 dias. Nega febre, expectoração ou quaisquer outras queixas. Está na 21ª semana de gestação. Nega tabagismo ou comorbidades. Agitação da paciente dificulta a realização do exame físico. Sinais vitais: PA = 100 × 60 mmHg, FC = 134 bpm, Sat O₂ de 96% com máscara de O₂ a 100% e taquipneica (34 irpm). Realizada a radiografia abaixo: Sobre o quadro clínico descrito acima, é CORRETO afirmar:


A
Os achados clínicos e radiológicos são compatíveis com a Síndrome de Ortner e aangiotomografia é o exame indicado para confirmação diagnóstica.
B
As linhas B de Kerley indicam edema agudo pulmonar como etiologia mais provável epreconiza-se o tratamento com diuréticos e ventilação não invasiva.
C
Observa-se a Corcova de Hampton que indica TEP como etiologia mais provável epreconiza-se o tratamento com anti-coagulantes em regime de internação.
D
Observa-se o sinal de Westermark que indica TEP como etiologia mais provável epreconiza-se o tratamento com trombolíticos, pelo importante comprometimento respiratório.
E
O comprometimento do retorno venoso com redução da pré-carga justifica o quadroclínico; o tratamento com ventilação invasiva pode resultar em deterioração do quadro.