Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2019
Residência (Acesso Direto)
Mulher-20-anos-foi153afe60488
Mulher de 20 anos foi vítima de ferimento por arma branca no epigástrio. Chegou ao hospital cerca de 40 minutos após o evento. A exploração digital do ferimento mostra penetração na cavidade abdominal; o dedo de luva introduzido na laceração produzida pela facada volta sujo de fezes e sangue. FC: 130 bpm; PA: 60 × 40 mmHg. Gasometria: pH: 7,15, bicarbonato: 10 mEq/L, BE: −15. Optou-se por exploração imediata por laparotomia, sendo identificada lesão de cólon transverso proximal, acometendo mais que 75% da circunferência da alça, e lesão de 3 segmentos de delgado, todos muito próximos. A contaminação fecal foi classificada como moderada. Havia sangramento ativo de vários vasos de mesentério e de mesocólon. A hemostasia foi feita com sucesso. Também foi feita limpeza cuidadosa da cavidade. Durante anestesia, a pressão arterial estava sendo mantida com noradrenalina e adrenalina e a temperatura corpórea era 34 °C. Melhor conduta em relação às lesões intestinais:

A
Colectomia total, ileostomia terminal, sutura das lesões de delgado, drenagem dacavidade e fechamento da parede abdominal por planos.
B
Transversostomia em alça no segmento lesado, enterectomia envolvendo os trêssegmentos de delgado lesados, enteroenteroanastomose e peritoniostomia.
C
Colectomia total, sutura das lesões de delgado, ileorretoanastomose e drenagem dacavidade.
D
Transversostomia em alça no segmento lesado, enterectomia envolvendo os trêssegmentos de delgado acometidos, enteroanastomose e fechamento da cavidade. 
E
Colectomia segmentar de transverso com sepultamento dos cotos cólicos, enterectomia única envolvendo todas as lesões de delgado com sepultamento dos cotos e peritoniostomia.