Questão
SP - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-21-anos86a9c6c372
Mulher de 21 anos, diabética tipo 1 há 16 anos em uso de insulina NPH e rápida, encontra-se gestante de 33 semanas. Sua hemoglobina glicada colhida com 31 semanas era de 7,4 e apresenta perfil glicêmico com glicemias de jejum que se mantêm em torno de 115 e pós-prandiais de duas horas em torno de 160 mg/dL. A avaliação do feto mostrou que seu peso se encontra no percentil 90 e o volume de líquido amniótico está normal. Frente a esse quadro, é correto afirmar que:
A
Se trata de uma diabética pré-gestacional descompensada e que se deve administrar corticoide por 48h e fazer a cesárea, evitando o óbito fetal.
B
O feto está GIG, devendo-se aumentar a insulina e acertar a dieta, de forma a se conseguir rapidamente levar a glicemia do jejum para menos de 90, e as pós-prandiais para menos de 120 mg/dL permitindo, assim, a evolução da gestação até o termo, se as condições fetais permitirem.
C
É necessária a avaliação da dopplervelocimetria e do perfil biofísico fetal para se permitir uma conduta expectante frente a essa situação. 
D
Com esse nível de hemoglobina glicada na 31ª semana muito provavelmente exista alguma malformação. Portanto, deve realizar ecocardiograma fetal e realizar avaliação da maturidade fetal pelo liquido amniótico e pensar-se em resolução.
E
 Esses níveis glicêmicos estão adequados para controle de uma diabética pré- gestacional tipo 1 na gestação, não havendo necessidade de se pensar em antecipação do parto nesse momento.