Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-24-anos-idade-3576931a5f5
Mulher, 24 anos de idade, 3 filhos vivos, viúva, procurou o Serviço de Planejamento Familiar para solicitar laqueadura tubária. Refere que teve 3 partos cesáreas, sendo a idade dos filhos de 7 anos, 3 anos e 1 ano. Não pretende ter novo relacionamento. Qual alternativa apresenta a melhor conduta segundo a lei 9263 referente ao Planejamento Familiar?
A
A paciente não apresenta condições para solicitar a esterilização definitiva pois a idade mínima para pleitear a laqueadura tubária é de 25 anos, devendo se indicar outro método contraceptivo reversível.
B
A paciente não apresenta condições para solicitar a esterilização definitiva pois não tem relacionamento estável; por ser viúva e sem desejo de novo relacionamento, não se deve indicar outros métodos contraceptivos.
C
A paciente apresenta condições para solicitar a esterilização definitiva, porém cabe à equipe de saúde multidisciplinar apresentar todos os métodos contraceptivos reversíveis, e indicá-los como alternativa à laqueadura tubária.
D
A paciente apresenta condições para solicitar a esterilização definitiva, porém deve aguardar completar os 25 anos para realizar o procedimento cirúrgico, e utilizar outro método reversível até lá.
E
A paciente não apresenta as condições para solicitar a esterilização definitiva e não se deve indicar o dispositivo intrauterino pois teve 3 cesáreas e maior risco de perfuração uterina.