Mulher, 24 anos, procurou atendimento médico queixando-se de cefaleia holocraniana, de forte intensidade, tipo aperto, que dura em média 3 dias, iniciada há 4 semanas. Durante a anamnese, a paciente mostra-se inquieta e preocupada. Quando questionada pelo médico de família sobre "por que ela achava que estava com esse problema" a paciente começa a chorar e revela que o marido está desempregado, tem ingerido bebida alcoólica diariamente, chegando em casa ébrio, e tem ameaçado ela constantemente. O filho, 7 anos, desde a perda do emprego do pai tem apresentado piora do rendimento escolar. Acerca deste cenário, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
SC - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS
2015
Residência (Acesso Direto)
Mulher-24-anos1007a272634
A
O médico deverá apenas prescrever nortriptilina para a paciente pois se trata de um quadro de cefaleia tensional e distmia, já que este medicamento tratará as duas doenças.
B
A abordagem familiar deverá ser realizada pelo médico, considerando a possibilidade de solicitar um atendimento para o marido ou até mesmo realizar uma visita domiciliar para orientações acerca do etilismo.
C
O médico deverá verificar com a paciente e com os agentes comunitários sobre o problema da violência doméstica e do etilismo na comunidade, pois este pode ser um problema recorrente nesta. Caso seja identificado algum problema, deverá ser discutido com a equipe a operacionalidade de ações para resolução deste.
D
Caso a paciente solicite alguma medicação para fazer o marido parar de beber, o médico não deverá prescrever, pois a este apenas é permitido a prescrição mediante o exame do paciente.