Mulher de 24 anos apresenta aftas orais indolores, recorrentes há 6 meses. Há 4 meses apresenta artralgia de interfalangeanas proximais da mão direita e punho esquerdo com calor, rubor, aumento de volume, piora ao repouso, melhora ao movimento e rigidez matinal de 1 hora. Há 7 dias as artralgias das mãos e dos punhos desapareceram, mas surgiram no joelho direito e tornozelo esquerdo com as mesmas características. Evoluiu com hematomas nas coxas e sangramentos espontâneos de mucosa nasal e gengival. EF: ausência de artrite ou deformidades. Os exames complementares a solicitar e a provável etiologia são, respectivamente.
Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2023
Residência (Acesso Direto)
Mulher-24-anos9243c11484
A
hemograma, coagulograma, dosagem do fator VIII, provas inflamatórias (PCR e VHS); Hemofilia Primária.
B
látex (fator reumatoide), provas inflamatórias (VHS e PCR), radiografias de mãos; Artrite Reumatoide.
C
FAN, hemograma, urina tipo I, proteinúria 24 h, complementos, anti-SM, anti-dsDNA, anticardiolipinas, anticoagulante Iúpico; Lúpus Eritematoso Sistêmico.
D
dosagem de HLA-B27, ressonância magnética de sacroilíacas, provas inflamatórias (PCR e VHS), radiografias de colunas e bacia; Espondiloartrite Axial não Radiográfica.