Mulher, 25 anos de idade, há 48h iniciou dor torácica ventilatório-dependente à direita, de moderada intensidade. Foi avaliada no pronto-socorro com radiografia de tórax normal e liberada com anti-inflamatório não hormonal. Retornou após 24h ao pronto-socorro com dor na mesma localização, mas de menor intensidade, sensação febril e teve síncope 1h antes de chegar ao pronto-socorro. No exame físico, corada, hidratada, frequência respiratória de 24 irpm; FC = 102 bpm; PA = 90 x 60 mmHg; saturação de O2 92% em ar ambiente; T = 37,4°C. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Restante do exame físico normal. Hemograma com discreta leucocitose sem desvio à esquerda. Medicações de uso contínuo: anticoncepcional oral. Qual é a principal hipótese diagnóstica e a sequência de exame(s) que você pediria para confirmar esta hipótese. E qual tratamento deverá ser instituído em se confirmando esta hipótese?
Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2018
Residência (Acesso Direto)
Mulher-25-anos-idade142d514a720
A
Pneumonia comunitária e sepse; repetir radiograma de tórax. Antibioticoterapia com internação hospitalar.
B
Tromboembolismo pulmonar agudo; D-dímero seguido de angiotomografia de tórax. Anticoagulação com enoxaparina subcutânea.
C
Tromboembolismo pulmonar agudo; D-dímero seguido de ecocardiograma e ultrassonografia de membros inferiores. Anticoagulação com enoxaparina subcutânea.
D
Pneumonia comunitária. Repetir radiograma de tórax. Antibioticoterapia domiciliar.
E
Tromboembolismo pulmonar agudo; angiotomografia de tórax. Trombólise com rtPA.