Questão
Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO)
2021
Título de Especialista
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-25-anos-idade158622ffe74
Mulher de 25 anos de idade, nuligesta, refere que não menstrua há dois anos. Informa menarca aos 12 anos de idade, seguida de ciclos regulares por cinco anos, depois evoluiu com ciclos irregulares e fluxo reduzido. É atleta de alta performance e treina oito horas por dia.

Ao exame físico: PA = 100 x 70 mmHg; FC = 68 bpm; IMC = 17,5 Kg/m²; 11,8% de gordura corporal. Exame ginecológico: mucosa vaginal pálida, com pregueamento reduzido, sem outras alterações.

Resultados de exames complementares: FSH = 2,0 mUI/mL (VN 2,8 a 10,5 mUI/mL); Prolactina = 10,7 ng/mL (VN < 25 ng/mL); TSH = 2,9 mUI/mL (VN 0,4 a 4,0 mUI/mL). A figura a seguir representa o gráfico do teste de estímulo realizado com infusão de GnRH. A ultrassonografia pélvica revelou: útero de 28 cm³ em anteversoflexão, eco endometrial de 2 mm; ovário esquerdo de 1,9 cm³; ovário direito de 1,3 cm³; sem folículos visíveis e sem massas anexiais.



A respeito desse caso clínico, assinale a alternativa correta.
A
O teste de estímulo realizado com GnRH evidencia a natureza hipofisária da condição clínica dessa paciente.
B
A redução do volume ovariano, bem como a ausência de folículos antrais iniciais na ultrassonografia sugerem uma etiologia ovariana para o quadro.
C
A supressão do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano decorre do padrão de composição corporal dessa paciente com elevação dos níveis de CRH.
D
Apenas com a história clínica e o exame físico não é possível a identificação do status estrogênico dessa paciente.