Mulher de 28 anos comparece à consulta com queixa de aumento do fluxo menstrual. Relata que há 6 meses tem notado aumento significativo do volume do sangramento nos períodos menstruais, durando 6 dias, numa frequência de aproximadamente 32 dias, e, no último ciclo, apresentou um sangramento também no período intermenstrual, em bem menor quantidade e durando apenas 3 dias. Data da última menstruação: há 29 dias. Sem outros sintomas. Não possui nenhuma comorbidade conhecida, não faz uso de nenhum medicamento, nunca engravidou e não utiliza DIU.
a) Considerando que o exame físico realizado não apresentou alterações, indique qual o primeiro exame complementar que deveria ser solicitado nesse caso e justifique.
b) Cite as nove causas de sangramento uterino anormal (estruturais e não estruturais) proposta pela classificação mais atual da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), que é utilizada para guiar o raciocínio clínico do médico na atenção primária.
c) Considerando o sangramento uterino anormal crônico, escreva qual classe medicamentosa deverá ser indicada para tratamento nesse caso.