Mulher de 28 anos, nuligesta, sem comorbidades, com queixa de dor pélvica crônica e infertilidade, apresenta diagnóstico de provável endometriose profunda com acometimento intestinal. Encontra-se à ultrassonografia pélvica transvaginal com preparo intestinal lesão que acomete 60% da circunferência da alça intestinal com 4 cm de maior diâmetro e a 12 cm do ânus. Além de extensa lesão em manto que acomete septo reto-vaginal, ligamentos úterossacros e torus uterino. Irá realizar procedimento laparoscópico para ressecção das lesões com equipe multidisciplinar. Assinale a assertiva correta de conduta pós-operatória que corresponde às recomendações do protocolo Enhanced Recovery After Surgery “E.R.A.S.”
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2022
Residência com pré-requisito - Ginecologia e Obstetrícia (R+ GO)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-28-anos906d1a573f
A
Preconiza-se o adequado preparo intestinal (enteróclise) com soluções orais previamente à cirurgia para evitar complicações relacionadas às possíveis abordagens intestinais.
B
Preconiza-se o uso de solução balanceada salina 0,9% preferidas às cristaloides, pois as últimas estão associadas a complicações (acidose hiperclorêmica).
C
Preconiza-se, no ato anestésico, o paciente esteja com mais de 2 horas de jejum para líquidos claros e mais de 6 horas de jejum para sólidos.
D
Preconiza-se profilaxia antibiótica 1 hora antes do procedimento, novas doses a cada 3-4 horas e manutenção por 48 a 72 h no pós-operatório.