Questão
SP - Hospital Oftalmológico de Sorocaba - HOS
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-29-anos-refere138cf4f7b61
Mulher de 29 anos refere fadiga há 6 meses. Durante o mesmo período, relata presença de dor, edema e eritema em articulações metacarpofalangeanas bilateralmente, além de eritema em região malar bilateralmente, que poupa o sulco nasolabial com duração em torno de 2 semanas e melhora após. Refere, ainda, presença de úlceras em mucosa oral com duração de 3 a 4 dias, de forma recorrente, e febre ocasional há 1 ano, de forma intermitente, com duração de 2 a 3 dias, chegando a 38,3 °C. Nega outras queixas. Sem antecedentes prévios ou uso de medicamentos. Ao exame físico, apresenta artrite em 2a e 3a metacarpofalangianas bilateralmente, além de 2 úlceras orais dolorosas em mucosa oral, sem demais achados anormais. 

Considerando-se os critérios classificatórios de lúpus eritematoso sistêmico (LES) ACR-EULAR 2019 para realizar o diagnóstico, é correto afirmar que
A
a febre, apesar de ser sintoma frequente nos quadros de LES, não contribui para o diagnóstico, vista sua baixa especificidade.
B
diante dos achados cutâneos apresentados, apenas o lúpus cutâneo agudo será contabilizado para realização do diagnóstico.
C
para realização do diagnóstico, os critérios laboratoriais devem estar presentes, seja o consumo do complemento ou a presença de anticorpos específicos.
D
o valor de proteinúria é contabilizado de modo progressivo para o diagnóstico, ou seja, quanto maior o valor da proteinúria, maior a pontuação que o paciente receberá.
E
anemia de doença crônica pode contribuir para o diagnóstico, estando dentro do domínio de sinais e sintomas constitucionais.