Mulher, 29 anos, apresentou, no último ano, quatro episódios de infecção do trato urinário baixo (ITU), relacionados à prática de relação sexual. Nesse caso, a conduta adequada é:
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2024
Concursos para Médicos
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-29-anos267e2e0671
A
Orientar uso de antibiótico oral profilático de uso diário por 6 a 12 meses, seguido de avaliação da manutenção, pois o quadro se configura como ITU de repetição, sendo ciprofloxacino 500 mg a primeira linha.
B
Tratar cada episódio isolado, seguido de urocultura de controle de cura após 3 dias de término de tratamento, pois o quadro não configura ITU de repetição, sendo fosfomicina 3 g uma opção adequada.
C
Iniciar terapia estrogênica tópica vaginal, por 4 semanas, para reduzir o risco de colonização por E. coli, seguido de antibioticoterapia profilática por 4 meses, pois o quadro se configura como ITU de repetição, sendo sulfametoxazol/trimetoprim 400/80 mg a primeira linha.
D
Orientar uso de antibiótico oral, dose única, após cada relação sexual, por 6 a 12 meses, seguido de avaliação da manutenção, pois o quadro se configura como ITU de repetição, sendo nitrofurantoína 100 mg uma opção adequada.
E
Tratar cada episódio isolado, seguido de urocultura de controle de cura após 10 dias de término de tratamento, pois o quadro não configura ITU de repetição, sendo nitrofurantoína 100 mg uma opção adequada.