Mulher, 30 anos, asmática, em uso de corticoide com beta agonista inalatórios e prednisona 20mg/d há 3 meses. Interna para a realização de mamoplastia eletiva. Após boa evolução clínica imediata é mantida com medicações sintomáticas. Depois de 24 horas é transferida a unidade de terapia intensiva (UTI) por hipotensão grave, não responsiva ao volume e hipoglicemia grave. Ao exame encontra-se sonolenta, porém corada, eupneica e em regular estado geral, abdômen flácido, sem sinais clínicos de peritonismo com ruídos hidroaéreos presentes. Sem sinais externos de sangramento. Não há relato de febre nos controles de dados vitais. Assinale o diagnóstico provável e a melhor conduta:
Questão
PR - Hospital San Julian HSJ PR
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-30-anos1039d713590
A
Trata-se de deficiência mineralocorticoide por supressão adrenal em paciente com uso crônico de corticoide. Pode apresentar alteração na concentração sérica de sódio e potássio e deve ser tratada com reposição de corticosteroides.
B
Trata-se de choque hemorrágico, devendo-se comunicar a equipe cirúrgica para intervenção imediata.
C
Trata-se de complicação pelo jejum prolongado, evoluindo com hipoglicemia e hipovolemia. A reposição de cristaloides e glicose é suficiente para reversão do quadro.
D
Trata-se de provável infarto agudo do miocárdio em pós-operatório, angioplastia primária é mandatória.
E
Trata-se de choque séptico pulmonar. Início imediato de antibioticoterapia e medidas de suporte.