Mulher, 34 anos de idade, G4P4A0, retorna à maternidade no 10º dia de puerpério de parto vaginal queixando-se de dor abdominal e sangramento vaginal. Ao exame, evidencia-se fundo uterino 2 cm abaixo da cicatriz umbilical, lóquios de coloração avermelhada e colo dilatado 2 cm. Em relação à evolução deste puerpério é correto concluir que:
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - RP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP)
2011
Residência (Acesso Direto)
Mulher-34-anos-idade5445bd85ab
A
a evolução puerperal é satisfatória, com involução uterina e lóquios de aspecto esperado para o dia do puerpério. A paciente poderá ser liberada com orientações e analgésicos.
B
a involução uterina, as modificações dos lóquios e a regressão da dilatação do colo uterino ocorrem de forma mais lenta na multípara. Os achados do exame físico podem ser normais, não sendo necessária investigação complementar imediata, mas a paciente deverá ser reavaliada após alguns dias.
C
o quadro clínico desta puérpera não corresponde ao esperado pelo tempo de puerpério. Os achados podem corresponder à retenção de restos placentários e/ou infecção intraútero e a investigação deverá ser ampliada para descartar estas hipóteses.
D
os achados do exame físico são normais, exceto o fundo uterino que está um pouco acima do esperado pelo tempo de puerpério. A administração de derivado do ergot ou ocitocina intramuscular é o tratamento de eleição para estes casos.