Questão
Revalida Nacional - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
2022
Revalida
Mulher-34-anos3273fe89883
Discursiva
Mulher de 34 anos apresentou movimentos convulsivos e permaneceu irresponsiva seguidamente a um intercurso sexual à 1:00 h da manhã. Seu esposo chamou o serviço de atendimento móvel de urgência e, na ambulância, foi constatado: coma, Glasgow 4/15 (extensão no nível dos cotovelos), anisocoria à direita maior que à esquerda, sinal de Babinski à direita e ausência de lesão traumática. Pressão Arterial de 90 × 57 mmHg, frequência cardíaca de 50 batimentos por minuto, frequência respiratória de 10 incursões respiratórias por minuto, temperatura 36 °C, saturação de O₂ de 94% em ar ambiente. Aparelho respiratório sem anormalidades. Ritmo cardíaco regular. Glicemia capilar de 90 mg/dL. ECG mostrou bradicardia sinusal. Foi realizada entubação orotraqueal e a paciente foi transferida para o hospital, onde foram realizados procedimentos para estabilização circulatória e ventilação mecânica.

Exames laboratoriais: ausência de alterações eletrolíticas. Hematócrito = 36,5%, hemoglobina = 13g/dL, plaquetas = 200.000/mm³.

Radiografia de tórax normal. Tomografia de crânio: hemorragia meníngea difusa, hemorragia intraventricular. Ruptura de aneurisma da artéria comunicante anterior. Hidrocefalia.

A paciente foi levada ao centro cirúrgico para inserção de cateter para monitoramento da pressão intracraniana (PIC), que se manteve alta e com pouca resposta ao manitol. Foram realizadas arteriografia cerebral e embolização incompleta do aneurisma. Nas 24 horas seguintes, a paciente evoluiu com midríase bilateral e PIC alta, chegando ao nível 3 na Escala de Coma Glasgow. Os familiares foram informados sobre o quadro clínico. O marido solicitou que todo o suporte de vida fosse interrompido, em respeito ao desejo da esposa. A mãe da paciente solicitou o oposto: “enquanto há vida, há esperança”, disse ela.

Com base no quadro apresentado e no Código de Ética Médica brasileiro, atenda ao que se pede nos itens a seguir.

Apresente a resposta que deve ser dada pelo médico à solicitação do marido da paciente.

Responda como se denomina a prática correspondente ao que foi solicitado pela mãe da paciente.

Descreva os próximos procedimentos que deverão ser realizados e sua finalidade.

Cite os quatro exames complementares utilizados em casos como esse.