Questão
TO - Centro Universitário UNIRG
2022
Residência (Acesso Direto)
Mulher-34-anos882678ed2c
Mulher, 34 anos, G4P1C1A2, com idade gestacional de 34 semanas e 5 dias, comparece à consulta de pré-natal com queixa de perda de grande quantidade de líquido por via vaginal há duas horas. Nega febre, sintomas gripais, alterações urinárias e gastrointestinais. Ao exame especular, nota-se saída de líquido cristalino pelo orifício externo do colo. Ao exame físico: bom estado geral, corada, hidratada, afebril, sem alterações nas auscultas cardiopulmonares. Dinâmica uterina ausente, altura uterina 33 cm, BCF 140 bpm, boa movimentação fetal. Útero indolor, sem odor desagradável. Sinais vitais sem alterações.

Em relação ao caso, assinale a afirmativa correta.
A
Caso seja realizado o teste de cristalização da secreção cervicovaginal, o resultado será negativo.
B
Paciente apresenta diagnóstico de rotura prematura de membranas ovulares, uma vez que ainda não está com a gestação a termo. Não é necessário utilizar sulfato de magnésio ou corticoterapia, visto que paciente já se encontra com idade gestacional superior a 34 semanas.
C
Paciente apresenta diagnóstico de rotura prematura de membranas ovulares, devendo ser realizado antibioticoprofilaxia, sendo uma opção a clindamicina e gentamicina.
D
O diagnóstico de rotura prematura de membranas ovulares é eminentemente clínico. A paciente não está em trabalho de parto e isso é o que define, e não a duração da gestação em si. Não é necessário realizar corticoterapia nem sulfato de magnésio.