Mulher de 35 anos, G2 P1( parto vaginal) A1, com vida sexual ativa em uso de coito interrompido como método contraceptivo, procura a emergência queixando-se de ""hemorragia"". Relata que há 3 dias iniciou sangramento volumoso, tendo trocado o absorvente completamente encharcado por 5 vezes em cada um dos 3 dias. Refere que o quadro já aconteceu outra vez há cerca de 3 meses. Ao exame físico: PA:120 x 80 mmHg, Acv: RCR 2T BNF sem sopro, FC: 80 bpm. Abdome flácido, doloroso em região hipogástrica e sem defesas. Toque bidigital e bimanual indolor com útero discretamente aumentado, colo entreaberto, anexos impalpáveis. A melhor conduta ainda na emergência seria:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-35-anos-G2-P110156a62ee4
A
Solicitação de βHCG, ultrassonografia transvaginal, hemograma completo e encaminhamento para ambulatório de ginecologia.
B
Solicitação de βHCG, ultrassonografia transvaginal, hemograma completo e se descartada a gestação, prescrição de contraceptivo combinado oral contendo 35mg de etinilestradiol uma vez ao dia por 3 meses.
C
Solicitação de βHCG, ultrassonografia transvaginal, hemograma completo e se descartada a gestação, prescrição de contraceptivo combinado oral com 35mg de etinilestradiol a cada 8 horas por pelo menos 2 dias e manutenção de 1 comprimido ao dia por no mínimo 3 semanas.
D
Solicitação de βHCG, ultrassonografia transvaginal, hemograma completo, ácido tranexâmico 250mg 1 comprimido ao dia.
E
Solicitação de βHCG, ultrassonografia transvaginal, hemograma completo, e se descartada a gestação, prescrição de ácido tranexâmico 10 mg IV em dose única.