Mulher de 35 anos, G4P4, sexarca aos 17 anos é encaminhada para consulta especializada devido a laudo de exame citológico com Lesão Escamosa Intraepitelial de Alto Grau/ LIEAG. Traz exame anterior, coletado há 3 anos, com Lesão Escamosa Intraepitelial de Baixo Grau/ LIEBG, sem seguimento. De queixas, refere sinusiorragia esporádica e corrimento amarelado, com odor. Submetida a colposcopia: inadequada por inflamação, ZT tipo 1, com presença de epitélio acetobranco denso, de aparecimento rápido, periorificial, em lábio anterior. Baseado nos dados informados, o que deve ser feito nesse caso, conforme as orientações mais recentes do Ministério da Saúde?
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2024
Residência com pré-requisito - R+ Mastologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-35-anos-G4P497bd8212d2
A
Repetição da citologia para confirmação do laudo; definir a conduta, a depender do resultado da nova coleta, em até 12 semanas.
B
Solicitar revisão da citologia; realizar biopsia do colo uterino; coletar nova citologia em 6 meses, a depender do anatomopatológico.
C
Excisão conforme o tipo da zona de transformação; citologia semestral por 1 ano, se margens livres, seguido de citologia anual até 5 anos.
D
Avaliação do canal endocervical; realizar biopsia do colo uterino; excisão conforme o tipo de zona de transformação se ambos exames alterados.