Mulher, 35 anos, apresenta artrite reumatoide recém diagnosticada, com sintomas iniciados há pouco mais de 3 meses. Não há limitação funcional. A paciente faz uso de ibuprofeno 600 mg 3 vezes ao dia, com alívio dos sintomas Ao exame físico ela apresenta 5 articulações doloridas e 3 edemaciadas (em mãos e punhos]. Não há evidência de nódulos reumatoides ou de outras manifestações extra-articulares. O fator reumatoide dosado é de 42 (<14], e o anticorpo anti-CCP é negativo. Os exames de imagem (radiografias] não evidenciam erosões. A paciente deseja iniciar tratamento com imunobiológico, pois ouviu dizer que essas medicações é que controlam a doença. Qual seria a melhor opção terapêutica para essa paciente?
Questão
PR - Hospital Angelina Caron - HAC PR
2024
Residência (Acesso Direto)
Mulher-35-anos11206c7cbe7
A
Iniciar anti-TNF, de preferência certolizumabe, pois a paciente está em idade reprodutiva e essa medicação é a que apresenta mais evidências de segurança fetal.
B
Iniciar prednisona 5mg ao dia, associado a pregabalina 75 mg/noite, para melhorar o limiar de dor da paciente.
C
Iniciar metotrexate 10 a 15 mg 1 vez por semana, com aumento subsequente até a dose de 25 mg/semana se a paciente não apresentar resposta adequada.
D
Não há necessidade de medicação adicional
E
Iniciar sulfato de condroitina 1,2 g ao dia, associado a colágeno UCII.