Mulher, 35 anos, apresenta carcinoma de células escamosas do soalho da boca diagnosticado há 45 dias. A paciente nega histórico de tabagismo e etilismo, e a lesão está localizada no soalho da boca à esquerda, estendendo-se ainda cerca de 1,0 cm além da linha média no assoalho anterior e mede cerca de 25 x 30 mm e fixa a língua. A lesão tem ainda cerca de 2,5 cm de profundidade e acomete o músculo milo-hioideo à tomografia computadorizada contrastada. Não são evidenciados linfonodos sugestivos de doença metastática. Sobre o tratamento dessa paciente, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2020
Residência com pré-requisito - Ginecologia e Obstetrícia (R+ GO)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-35-anos9689945700
A
O tratamento é cirúrgico e compreende a ressecção transoral da lesão e pesquisa de linfonodo sentinela.
B
O tratamento é cirúrgico e compreende a ressecção da lesão via cheek-flap e o esvaziamento cervical seletivos dos níveis I, II e III a direita e radical a esquerda.
C
O tratamento é cirúrgico e compreende a ressecção da lesão via pull-through e o esvaziamento cervical seletivos dos níveis I, II e III bilateral.
D
Dada a idade da paciente e as grandes sequelas funcionais do tratamento cirúrgico, a paciente deve receber quimioterapia de indução seguida de radioterapia concomitante a platina.