Mulher, 36 anos, hígida apresenta febre há 48 horas, de início súbito, associada a artralgia e dor retro-orbitária. No exame da triagem, a paciente apresentava os seguintes sinais vitais: temperatura=38ºC; Pulso=98bpm; PA=108x76 mmHg; FR=22irpm; SaO2=98%, enchimento capilar de 2s. Negava durante a sua consulta dor abdominal, náuseas, vômitos, sangramentos ou outras queixas. Ao exame físico, ausência de hipotensão postural, prova do laço negativa. Você fez a hipótese de Dengue para a situação clínica acima descrita. Em relação à classificação de dengue e a conduta quanto à solicitação de exames para esta paciente no pronto socorro, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Hospital São Lucas de Ribeirão Preto - HSLRP
2020
Residência (Acesso Direto)
Mulher-36-anos-higida991f18940a
A
Paciente com dengue tipo A, sem necessidade de coleta de exames neste momento. Orientar hidratação oral no domicílio e retorno no primeiro dia sem febre ou mais precocemente se sinais de alarme.
B
Paciente com dengue tipo A, sem necessidade de coleta de exames neste momento. Realizar hidratação oral assistida no hospital 80ml/kg/dia (1/3 com solução salina oral e 2/3 com ingestão de líquidos caseiros e orientar hidratação no domicílio, com retorno se sinais de alarme.
C
Paciente com dengue tipo B, estando indicada a coleta de exames (hemograma. Realizar hidratação venosa no hospital 20 ml/kg/hora até o resultado do hemograma.
D
Paciente com dengue tipo B, com necessidade de coleta de exames neste momento. Realizar hidratação oral assistida no hospital 80ml/kg/dia (1/3 com solução salina oral e 2/3 com ingestão de líquidos caseiros até o resultado.