Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2022
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
Mulher-39-anos-mantem1017e9baed9
Mulher, 39 anos, mantém seguimento regular com endocrinologista e nutricionista há cerca de 3 anos, no entanto com dificuldade em manter as perdas ponderais. No último ano, evoluiu também com queixa de pirose e dor retroesternal, sendo solicitada endoscopia digestiva alta. O exame evidenciou esôfago de calibre aumentado, presença de resíduos alimentares, esofagite distal Los Angeles B e volumosa hérnia de hiato de 6 cm. Está com peso atual de 110 kg e IMC 39 kg/m². Antecedentes pessoais: Diabetes Mellitus Tipo 2 há 5 anos, controlada com uso de hipoglicemiante oral e insulina. Em relação ao caso, assinale a alternativa correta:
A
Considerando a presença de obesidade grau II associada às comorbidades, a paciente é candidata à cirurgia bariátrica. Por conta dos achados endoscópicos, a avaliação préoperatória deve ser complementada com exames funcionais do esôfago.
B
A hérnia de hiato pode ser considerada gigante, pois tem mais de 5 cm e a melhor conduta é indicar Hiatoplastia e Fundoplicatura à Nissen.
C
A paciente preenche critérios para indicação para cirurgia bariátrica e a técnica mais adequada seria a da Gastrectomia Vertical.
D
A paciente está com a Diabetes controlada e, portanto, não há indicação para cirurgia bariátrica