Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Escola Multicampi de Ciências Médicas - EMCM)
2020
Residência (Acesso Direto)
Mulher-40-anos-idade168e1f2b04c
Mulher de 40 anos de idade chega ao setor de emergência com a seguinte queixa principal: ""Acho que tô ficando louca"". Afirma que nos últimos três meses tem apresentado súbitos episódios de palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, dor no peito e sensação de que vai morrer. Afirma que o primeiro episódio ocorreu ao caminhar pela rua, sem nenhum pensamento específico. Os episódios costumam ter duração de cerca de 15 minutos, embora a paciente tenha a sensação de durar mais. No último mês tem tido episódios diários, algumas vezes, mais de uma vez ao dia, tendo levado a ter medo de novos episódios. Na última semana esteve duas vezes em emergência de hospital, convencida de estar sofrendo de ataque cardíaco. Nega qualquer outro sintoma e os resultados de exames físicos e laboratoriais estavam nos limites da normalidade. Nega uso de drogas e utiliza álcool ocasionalmente. Seu único problema clínico é uma história de hipotireoidismo, para o qual toma levotiroxina. Sobre o diagnóstico, marque a alternativa correta:
A
A paciente, apesar de preencher critérios cardinais para o transtorno do pânico, não preenche o critério temporal, não sendo possível concluir por tal diagnóstico.
B
Pelo foco em preocupações somáticas da paciente, pode-se pensar, além do transtorno do pânico, em outras hipóteses diagnósticas como o transtorno de sintomas somáticos.
C
A paciente apresenta claramente os sintomas autonômicos e cognitivos necessários para diagnosticá-la com transtorno de pânico.
D
Doenças clínicas, como o hipotireoidismo, em nada estão relacionadas com transtornos mentais, bem como asma e infarto do miocárdio.