Mulher de 40 anos apresenta perda urinária durante exercícios, como pular corda. Gesta II; Para II; último parto há 3 anos; nega comorbidades. Ao exame físico: Índice de Massa Corpórea = 31%. Durante a Manobra de Valsalva verificou-se prolapso da parede vaginal anterior, do meato uretral ao fórnice anterior, apresentando descenso até a metade inferior da vagina e perda urinária. O estudo urodinâmico mostrou incontinência urinária mínima durante o teste de esforço, quando a bexiga atingiu capacidade máxima. A conduta adequada para esse caso será
Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2014
Residência (Acesso Direto)
Mulher-40-anos85a63e10e6
A
Como as perdas urinárias são mínimas, a infiltração de colágeno ao redor da uretra será suficiente para resolver definitivamente o problema da paciente.
B
Como a paciente é obesa, inicialmente deve ser orientada a perder peso e fazer exercícios para fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e ser reavaliada.
C
O resultado do estudo urodinâmico revela que a paciente tem hiperatividade do músculo detrusor da bexiga, cuja etiologia é desconhecida e o tratamento deve ser realizado com simpatectomia sacral.
D
Essa paciente tem cistocele grau 3 e é obesa, portanto deve ser submetida a uma cirurgia do tipo 'SLING' para prevenir recidivas da incontinência urinária.
E
O uso de estrogênios tópicos tem uma indicação precisa nesse caso, podendo ser prescrito junto com os exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico.