Questão
Revalida - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
2021
Revalida
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-41-anos-idade148279f1dd7
ANULADA
Mulher de 41 anos de idade internou no HUJM por dor precordial e dispneia aos moderados esforços. História prévia de hipertensão arterial, dislipidemia mista, tabagismo e lúpus eritematoso sistêmico, desde os 21 anos. Nos últimos meses, queixou-se de quadro de dor precordial do tipo pleurítica, que piorava no decúbito e melhorava com posição sentada. Antecedente de anemia e convulsões, atribuídas ao lúpus há 2 anos. Ao exame físico, paciente em razoável estado geral, hidratada, eupneica, FC 115 bpm, PA 110 × 70 mmHg. Ausculta pulmonar normal e ausculta cardíaca revelou bulhas rítmicas, hipofonese do componente aórtico da segunda bulha e sopro sistólico ++++/6+. O exame do abdome foi normal, não havendo edema e os pulsos, simétricos. O ECG revelou ritmo sinusal, frequência cardíaca de 109 bpm, com ondas T apiculadas e elevação do segmento ST. Assinale a alternativa que apresenta os dados semiológicos identificados compatíveis com a fisiopatologia/histologia.
A
Insuficiência mitral → espessamento dos folhetos valvares, áreas de calcificação, fusão comissural e encurtamento de cordoalhas; hipofonese do componente aórtico da segunda bulha.
B
Miocardite necrotizante eosinofílica → alterações degenerativas da fibra com hipertrofia e fibrose instersticial; sopro sistólico grave ++++/6+.
C
Doença arterial coronariana →  de IL-6 associado ao  de cálcio coronário e TNF-α e IL-17 aumentam a resistência à insulina; PA normal associado à taquicardia com ritmo sinusal.
D
Pericardite constritiva → espessamento fibroso acentuado e aderências dos folhetos visceral e parietal e calcificação extensa ou em placas; ondas T apiculadas e elevação do segmento ST.