Mulher de 44 anos, dá entrada no PS com quadro de dor em flanco direito com 24 horas de evolução. Ao exame mostra-se hipocorada e desidratada, com abdome globoso, tenso e doloroso à palpação do hipocôndrio direito. RHA positivos. Realiza hemograma que mostra 15500 leucócitos com 6% bastões, PCR aumentada e creatinina, eletrólitos e glicemia normais. Em relação a este caso clínico, assinale a assertiva correta.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-44-anos-da661458138e
A
O tempo de evolução, a localização e o padrão da dor são os sintomas mais significativos para o diagnóstico deste quadro.
B
Um exame de ultrassonografia de abdome sem espessamento das paredes da vesícula biliar descarta o diagnóstico de colecistite aguda.
C
Um aumento de gama GT e fosfatase alcalina nos exames laboratoriais desta paciente podem ser atribuídos unicamente a uma coledocolitíase.
D
A colangiografia endoscópica retrógrada é o exame padrão ouro para o diagnóstico deste quadro clínico e também pode realizar a terapêutica necessária.
E
A principal fisiopatologia deste quadro é a infecção que ocorre por translocação bacteriana, indicando para a realização prioritária de antibioticoterapia.