Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2025
Residência (Acesso Direto)
Mulher-44-anos-idade172a1a119bb
Mulher, 44 anos de idade, apresenta quadro súbito de vertigem rotatória intensa há 3 horas, associada a náuseas, vômitos, sudorese profusa e mal-estar, que pioram à movimentação cefálica. Nega sintomas auditivos associados. Antecedentes: diabetes tipo 1 em uso de insulina, dislipidemia em uso de atorvastatina, hipertensão arterial em uso de anlodipino. Refere cefaleia por abuso de analgésico, em seguimento.

Exame físico: PA100x60 mmHg, FC 98 bpm, Sat O₂ 98% em ar ambiente, dextro 113 mg/dL, REG, descorada (1+/4+), desidratada (2+/4+), eupneica. Nistagmo: espontâneo horizontal para a direita, semi-espontâneo presente ao olhar para a direita (horizontal para a direita) e ao olhar para a esquerda (horizontal para a direita), sendo mais intenso com o olhar para a direita e ausente com o olhar para cima e para baixo. HIT (head impulse test): presença de sacada corretiva ao virar a cabeça para a esquerda.

Otoscopia: membranas timpânicas íntegras e translúcidas, meato acústico externo livre. Paciente não tolerou testes de Romberg, Fukuda e manobras posicionais por quadro de vômitos e mal-estar. Qual é o diagnóstico mais provável?
A
Migrânea vestibular.
B
Acidente Vascular Cerebral.
C
Vertigem Posicional Paroxística Benigna.
D
Neurite vestibular.