Mulher, 45 anos, portadora de hipertensão arterial sistêmica, deu entrada no Pronto Atendimento com dor abdominal difusa e vômitos. No exame físico: corada, desidratada ++/4, dispneica +/4, febril, ictérica ++/4, acianótica, dor abdominal difusa no abdome, descompressão brusca ausente. Realizados exames laboratoriais mostrando hemograma mostrava leucocitose de 16.000, ionograma normal, amilase de 890mgr/dl, ALT de 120, AST de 134, Glicemia de 140mgr/dl, bilirrubina total de 3,8 com 2,8 de direta e 1,0 de indireta. Ultrassom revela cálculos na vesícula e dilatação de vias biliares intra e extra-hepática, com imagem suspeita de cálculo em colédoco distal. Considerando o caso descrito, assinale a alternativa que apresenta a MELHOR conduta para essa paciente.
Questão
ES - Hospital Santa Rita de Cássia
2023
Residência (Acesso Direto)
Mulher-45-anos102097249b2
A
Iniciar tratamento clínico e após 24 horas colecistectomia laparoscópica com coledocotomia emergencial.
B
Iniciar antibioticoterapia, fazer a TC de abdome e após melhora realizar a colecistectomia com cerca de 2 meses de intervalo.
C
Realizar tratamento clínico inicial, indicar a colangiopancreatoregrafia retrograda e a seguir colecistectomia.
D
Iniciar antibióticos por se trata de uma pancreatite grave, com RANSOM acima de 3 pontos, e avaliar critérios de Balthazar pela TC de abdome na admissão.