Mulher de 45 anos, portadora de pancreatite aguda biliar, classificação de Ranson 04 pontos, Balthazar C. Após melhora clínica e laboratorial, será submetida à colecistectomia laparoscópica na mesma internação. Em relação ao estudo das vias biliares para esta doente, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
ES - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM)
2013
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-45-anos4355cfdc48
A
Deve ser realizado sempre com colangiopancreatografia retrógrada endoscópica pré- operatória, pela possibilidade elevada de coledocolitíase associada.
B
Não é necessário estudo das vias biliares, pois a fisiopatologia da pancreatite aguda biliar inclui a migração de cálculos pela papila, portanto, ausência de coledocolitíase.
C
Caso não apresente dilatação das vias biliares na ultrassonografia abdominal e as enzimas hepatocitárias e canaliculares encontrem-se dentro dos valores de referência, a doente pode ser submetida à colecistectomia laparoscópica com colangiografia intraoperatória.
D
Devido à gravidade de pancreatite em questão, com necrose de corpo e cauda e coleção cavitária, é essencial a realização de colangiorressonância nuclear magnética no período pré-operatório.
E
A instrumentação cirúrgica das vias biliares por laparotomia é mandatória em casos como este, para remoção de cálculos coledocianos e colocação de dreno T de Kher para descompressão efetiva das vias biliares.