Questão
SP - Hospital da Aeronáutica de São Paulo - HASP
2022
Residência (Acesso Direto)
Mulher-48-anos-idade129dc323521
Mulher, 48 anos de idade, branca, chega no PS com história de cefaleia em trovoada, acompanhada de perda da consciência e monoparesia do membro superior esquerdo. AP: HAS não controlada e tabagismo. Ao exame: PA= 185 x 100 mmHg, P= 90 bpm (R), Temp.= 36,6º C, Glicose capilar= 110 mg %, Glasgow = 12 (A0 3 RV 3 RM 6); Aparelho Cardiovascular e respiratório sem anormalidades, assim como Abdome e membros sem alterações; Exame Neurológico: sonolenta/ confusa, monoparesia do membro superior esquerdo, com reflexos tendinosos vivos em ambos os lados e sinal de Babinski à esquerda. Pares cranianos: com pupilas isocóricas 3 mm/ fotorreagentes, reflexo córneo- palpebral (+) bilateral, sem alteração da motilidade ocular, reflexo óculo-cefálico (+); Cerebelo e sensibilidade: não colaborava, rigidez de nuca ++. 



Podemos considerar como INCORRETO:
A
A TC de crânio evidencia hiperdensidade nos sulcos cerebrais, ventrículos laterais e terceiro ventrículo, bem como entre as fissuras inter-hemisféricas.
B
A cefaléia em trovoada, bem como os sinais de comprometimento do nível de consciência sugerem o diagnóstico de hemorragia subaracnóidea/ aneurisma cerebral roto.
C
Nas escalas de Fisher e Hunt-Hess devemos considerar os escores = 3, o que determina um pior prognóstico.
D
O alvo da pressão arterial neste caso é < 140X90 mmHg, sendo o uso de corticóide indicado pela presença do hemoventrículo.