Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência (Acesso Direto)
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência com pré-requisito - R+ Endoscopia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-48-anos62ddededd5
Mulher, 48 anos, portadora de hipertensão arterial e dislipidemia. Faz uso contínuo de sinvastatina 40 mg/dia, losartana 50 mg/dia, Hctz 25 mg/ dia. Queixa-se de dores musculares indefinidas e fraqueza muscular (ao escovar os dentes e pentear os cabelos) há aproximadamente 6 meses. Traz exames com dosagens creatina quinase elevada e anticorpos anti-Jo-1 positivos. 

Que achados são mais prováveis na evolução deste caso?
A
Achados compativeis com tireoidite auto-imune, manifestando-se com tireotoxicose tipo I ou II e frequente evolução para o hipotireoidismo primário.
B
Positividade de títulos de imunoglobulinas estimulantes da tireoide e de anticorpos dirigidos contra partículas de reconhecimento de sinais (anti SRP).
C
A ocorrência de fenômeno de Raynaud e artrite, podendo sinalizar a evolução para quadro grave de doença intersticial pulmonar progressiva.
D
A positividade do FAN e de anticorpos dirigidos contra partículas de reconhecimento de sinais (anti SRP), reforçando a associação de miopatia induzida por estatinas.
E
A melhora do quadro de fraqueza muscular com a retirada da sinvastatina mesmo mantendo valores elevados de CPK e a pesquisa negativa de anticorpos contra a 3-hidrox-3-metilglutaril coenzima A.