Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-50-anos-idade86286d5466
Mulher, 50 anos de idade, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde queixando-se de nódulo na região anterior do pescoço há 4 meses, com crescimento progressivo no último mês. Nega anorexia, perda de peso, febre, disfagia ou disfonia. Tabagista 30 anos-maço. Ao exame físico, palpa-se nódulo na topografia do lobo tireoidiano esquerdo com cerca de 2,0 cm de diâmetro, endurecido, móvel à deglutição. Nota-se ainda linfonodo cervical esquerdo com 3,0 cm de diâmetro, endurecido. Traz exames laboratoriais que mostram função tireoidiana normal. Assinale a alternativa correta.
A
Biópsia excisional do nódulo para exame histológico é o método recomendado para o diagnóstico etiológico, sendo capaz de selecionar os pacientes com lesões malignas ou suspeitas.
B
Exame de cintilografia da tireoide com iodo radioativo ou tecnécio para afastar nódulo hiperfuncionante é desnecessário neste caso, uma vez que a função tireoidiana é normal.
C
A ausência de sintomas sistêmicos, tais como febre, anorexia e perda de peso, torna pouco provável a possibilidade de neoplasia maligna da tireoide.
D
O risco de malignidade de nódulos tireoidianos aumenta significativamente na presença de história de tabagismo e idade acima de 45 anos.
E
A presença de linfonodomegalia cervical maior que o nódulo tireoidiano sugere diagnóstico de linfoma.