Mulher de 50 anos relata episódios de calor e sudorese noturna, especialmente no tórax e na face, que às vezes interrompem o sono. Refere ciclos irregulares há mais de um ano e que está sem menstruar há três meses. Informa ganho de peso durante a pandemia, que se encontra com 75kg e 152cm de altura e fez ultrassom abdominal que mostrou esteatose hepática. Nega tabagismo, uso de corticoides, ingestão de bebidas alcóolicas e história de transfusão de sangue. A mãe é obesa e diabética, a tia paterna faleceu de câncer de mama, e a avó sofreu fratura do fêmur aos 70 anos. Ela pergunta ao médico se está na menopausa e deseja fazer todos os exames, inclusive as dosagens hormonais e densitometria. Além disso, quer começar a terapia hormonal (TH) o mais cedo possível porque “quer ter uma velhice saudável”. Sobre a abordagem do climatério/menopausa nesse caso, é correto afirmar que a:
Questão
RJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Hospital Universitário Pedro Ernesto - HUPE)
2024
Residência (Acesso Direto)
Mulher-50-anos-relata14410b66aaa
A
época do início e a duração da terapia não estão associados com riscos diferentes de câncer de mama, mas as diferentes formulações e dosagens de TH estão associadas a risco diferenciado.
B
dosagem de FSH deve ser solicitada para confirmar o diagnóstico e a densitometria deve ser realizada antes de iniciar a TH porque o cálculo do risco de FRAX é provavelmente alto.
C
melhor alternativa para o tratamento dos sintomas vasomotores é a TH combinada de estrogênio e progestogênio, caso se indique o tratamento.
D
história familiar de doenças crônico-degenerativas e a esteatose hepática contraindicam a TH da menopausa.