Mulher de 52 anos retorna ao ambulatório onde faz seguimento devido a refluxo gastroesofágico ainda sintomático. É hipertensa, obesa e tabagista, em uso crônico de amlodipina 10mg/dia e omeprazol 20mg/dia. Traz endoscopia digestiva alta realizada há três semanas, que mostrou esofagite erosiva distal extensa, cuja biopsia mostrou epitélio colunar metaplásico de padrão intestinal nas várias amostras coletadas, até a 5cm da transição esôfago-gástrica, com grau de displasia indeterminado. A conduta adequada a tomar será:
Questão
SP - Hospital São Camilo - HSCSP
2024
Residência (Acesso Direto)
Mulher-52-anos-retorna7449f55d05
A
aumentar a dose de omeprazol para duas tomadas diárias e repetir a endoscopia a cada 6 a 12 meses para seguimento e novas biopsias.
B
aumentar a dose de omeprazol para duas tomadas diárias e indicar seguimento endoscópico a cada 3 a 5 anos para biopsias seriadas.
C
manter a dose atual de omeprazol e programar a realização de fundoplicatura gástrica para resolver o refluxo e reverter o quadro.
D
manter a dose atual de omeprazol e indicar mucosectomia endoscópica seguida por quimioterapia e possivelmente radioterapia.